sábado, 28 de dezembro de 2013

Acupuntura: Longevidade com saúde

Há séculos a medicina tradicional chinesa preocupa-se com o envelhecimento. Segundo o  principal tratado de Medicina Tradicional Chinesa escrito há cerca de 2500 anos, o homem começa a envelhecer gradualmente a partir dos 40 anos. Para manter a saúde, é recomendado um modo de vida constante e regular com quantidades adequadas de trabalho e repouso, evitar excessos de qualquer espécie, praticar exercícios adequados à constituição física do corpo, manter o espírito calmo e atitude positiva perante a vida, e estar atento e procurar adaptar-se às mudanças climáticas. Seguindo estes preceitos milenares e atuais o indivíduo preveniria doenças, fortaleceria o organismo e poderia chegar até aos 100 anos.
Longevidade com saúde é o que todos nós queremos e a acupuntura têm muito a proporcionar à terceira idade. Entre seus benefícios: auxilia na diminuição da dor, melhora a capacidade funcional aumentando o fluxo e absorção de oxigênio pelo organismo, o que resulta no equilíbrio do sono e do humor, aumento da imunidade e estimulo nas áreas de coordenação motora. Além de resultados bastante satisfatórios em doenças neurológicas e no enfrentamento das doenças reumato-ortopédicas onde a acupuntura age nas células ósseas, aumentando a deposição de cálcio, gerando maior rigidez e proteção aos impactos externos, e a aceleração do metabolismo movimenta substâncias importantes para a nutrição dos tendões, músculos e lubrificação de articulações.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Um feliz 2014!

Não te rendas, ainda é tempo
De se ter objetivos e começar de novo,
Aceitar tuas sombras,
Enterrar teus medos
Soltar o lastro,
Retomar o vôo.

Não te rendas que a vida é isso,
Continuar a viagem,
Perseguir teus sonhos,
Destravar o tempo,
Correr os escombros
E destapar o céu.

Não te rendas, por favor, não cedas,
Ainda que o frio queime,
Ainda que o medo morda,
Ainda que o sol se esconda,
E o vento se cale,
Ainda existe fogo na tua alma.
Ainda existe vida nos teus sonhos.

Porque a vida é tua e teu também o desejo
Porque o tens querido e porque eu te quero
Porque existe o vinho e o amor, é certo.
Porque não existem feridas que o tempo não cure.
Abrir as portas,
Tirar as trancas,
Abandonar as muralhas que te protegeram,

Viver a vida e aceitar o desafio,
Recuperar o sorriso,
Ensaiar um canto,
Baixar a guarda e estender as mãos
Abrir as asas
E tentar de novo
Celebrar a vida e se apossar dos céus.

Não te rendas, por favor, não cedas,
Ainda que o frio te queime,
Ainda que o medo te morda,
Ainda que o sol ponha e se cale o vento,
Ainda existe fogo na tua alma,
Ainda existe vida nos teus sonhos
Porque cada dia é um novo começo,
Porque esta é a hora e o melhor momento
Porque não estás sozinho, porque eu te amo

Mario Benedetti

sábado, 21 de dezembro de 2013

A coluna e o pós-parto

Posturas erradas ao amamentar, carregar o bebê, tirá-lo do berço, trocar fralda, dar banho, aliadas a pouco repouso e falta de exercícios físicos, também levam a nova mamãe sem dores na gestação a senti-las após o nascimento da criança. As aulas de pilates dão excelentes resultados.
Mas a fisioterapeuta Camila Francio alerta: "Tenha atenção na escolha do profissional. O Pilates, assim como qualquer outra atividade física, pode causar lesões quando praticado incorretamente. Se os exercícios são praticados de forma incorreta podem enfraquecer e piorar condições externas já existentes.  

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pilates é um exercício de baixo impacto

Em uma matéria do programa Bem Estar, transmitido pela Rede Globo, o Pilates é descrito como um exercício de baixo impacto, para quem está parado, mas, quer começar. Segue abaixo:
Exercícios de baixo impacto são lentos, eficientes e ideais para quem está sedentário há muito tempo. Pilates, hidroginástica e lian gong, por exemplo, trabalham a musculatura interna, evitam uma sobrecarga nos ossos e nas articulações e previnem lesões.
A fisioterapeuta Maria Emília Mendonça e o preparador José Rubens D'Elia falaram no Bem Estar sobre ginástica holística, para você alinhar seu pé, tornozelo, quadril, cabeça e o corpo todo. A técnica é uma ótima dica para melhorar a postura e vai ao encontro da medicina chinesa, que é preventiva (contra doenças como artrite, artrose, osteoporose, etc.), e não curativa (quando o problema já existe).
Os exercícios de baixo impacto também são recomendadíssimos para quem está acima do peso e precisa se movimentar. E é importante variar as atividades, principalmente no começo, para que você não se canse e seu corpo não se acomode. Quanto mais músculos a atividade mover e quanto mais prazer ela trouxer, melhores resultados terá.
O pilates é uma mistura de conceitos e técnicas que promovem o fortalecimento e o alongamento dos músculos, além de ser um exercício completo, porque envolve a correção postural e a coordenação da respiração.
A atividade é indicada para pessoas acima de 9 anos e traz benefícios tanto para quem é sedentário quanto para os atletas. Além disso, tem vantagens para os idosos, pois recupera a elasticidade do corpo e previne o encurtamento dos músculos.

Para refletir...

"O que for teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino."
Deepak Chopra


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

14 vilões das dores musculares

Saiba como evitar as dores musculares!

1. Um sapato errado pode arruinar seu dia.
Chinelos de dedo não providenciam o amortecimento necessário para a coluna. Prefira as sandálias que prendem no calcanhar, mas se for andar muito use um tênis. Os sapatos de salto alto não articulam o pé, nem amortecem.

2. Smart phones
Você usa o celular para digitar longos e-mails, navegar na internet e mandar mensagens de texto o dia inteiro? Cuidado! Muitos jovens com menos de 30 anos já apresentam artrite na base dos dedos.
Faça movimentos com as mãos em vários ângulos, digite com as duas mãos sempre e, de tempos em tempos, rode os pulsos, alongue os dedos e as mãos”.

3. Carteira no bolso de trás
Uma carteira pesada no bolso de trás da calça é um risco de problemas no nervo ciático e, consequentemente, dor na lombar e nas pernas. Evite carregar muita coisa nas carteiras e tire-as do bolso ao sentar.

4. Dirigir com pescoço para a frente
O ângulo da sua cadeira no carro é muito importante. Se você deixar o encosto muito para baixo, pode forçar seu pescoço para a frente e ganhar uma dor certa no final do dia no trânsito.


5. Jogos de vídeo game
Jogos que simulam esportes, cada vez mais populares, podem causar lesões reais, de estiramento muscular a ossos quebrados.

6. Deitar no sofá para ver TV
Quem já não dormiu de lado, com a cabeça toda torta, enquanto via um filme na madrugada? Pois não se surpreenda ao acordar com torcicolo. Posicione a TV bem em frente ao sofá e movimentar o corpo a cada 15 minutos.

7. Levantar seu bebê
Ele é lindo, mas pesa. Por isso, ao levantar seu filho, lembre-se de abaixar em direção a ele, colocá-lo bem perto do corpo e só então levantar. Um erro comum nas mães: é colocar a criança apenas num lado do corpo, no encaixe lateral. Prefira carregá-lo na frente.

8. Bolsa do laptop
Bolsas laterais de carregar laptops podem causar dores nas costas e nos ombros. Para isso, a dica é fácil: use mochilas.

9. Postura para dormir
A maneira mais confortável para seu corpo descansar é de lado, com os braços abaixo da altura dos ombros e os joelhos dobrados a 90 graus. Os especialistas sugerem a colocação de um travesseiro entre as pernas


10. Leitura na cama
Não estimula a leitura na cama, pois a coluna e o pescoço geralmente ficam projetados para frente quando você lê encostada nos travesseiros.

11. Carregar peso
Essa dica é conhecida, mas não custa lembrar. Se precisar carregar algo pesado, flexione os joelhos e carregue o objeto perto do seu corpo.

12. Computador
Muita atenção na sua estação de trabalho, pois é ali onde você passa a maior parte do seu dia. O monitor deve estar bem na sua frente e na altura dos olhos. Mantenha os dois pés no chão e a lombar bem apoiada. Se você digita muito, o risco de uma tendinite é alto. Por isso, posicione seu teclado de forma que seus pulsos e braços fiquem alinhados e apoiados na mesa.

13. Malhador de final de semana
Se você é do tipo sedentário durante a semana e atleta nos finais de semana, cuidado: Você corre o risco de uma lesão muscular e até mesmo articular. Tente distribuir os exercícios durante a semana e não exagere em esforço e tempo no sábado e domingo, pois, quanto mais cansado, maior a chance de você se lesionar.

14. Carregar crianças nos ombros
Seus filhos adoram, mas seu pescoço não. Por isso, evite carregar crianças com mais de oito quilos. Na hora de colocar a criança nos ombros, tente fazer uma força contrária, dando um impulso vertical.


Fonte: GNT.COM

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Faça sempre o melhor. Nem mais nem menos

 
Certo dia um discípulo foi até um templo budista e perguntou ao mestre quanto tempo levaria para atingir a iluminação se meditasse três horas por dia. "Talvez dez anos", respondeu o sábio. Pensando, então, que poderia fazer mais e melhor o discípulo indagou quanto tempo levaria para se tornar um iluminado se meditasse não três, mas oito horas por dia. A resposta veio com sinceridade: "Talvez o dobro do tempo, 20 anos. Pois você não está aqui para se sacrificar, para prejudicar sua alegria de viver. Você veio ao mundo para viver, amar e ser feliz".
Don Miguel Ruiz, um mestre xamã mexicano da tradição tolteca, ensina o mesmo, numa frase lapidar. Devemos seguir preceitos universais de boa conduta e um deles é: "Faça sempre o seu melhor. Nem mais nem menos". Fazer o nosso melhor é dedicar-se, sim, mas nunca a ponto de sacrificar saúde, humor ou até as relações. Pense no seguinte: quando nos excedemos na energia que entregamos, estamos sendo injustos com nosso corpo e mente porque isso representa um desgaste.
Fonte: Bons Fluídos

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Para refletir

"Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência."            
Martha Medeiros 

Pilates fortalece a coluna, os músculos da coxa e o assoalho pélvico

No dia 14 de outubro foi apresentado no programa Bem Estar, da Rede Globo, uma reportagem sobre o Pilates onde a professora Cristina Abrami e o preparador físico José Rubens D'Elia disseram o que o método Pilates fortalece a coluna, os músculos da coxa e o assoalho pélvico garantindo uma postura, uma tonicidade e uma mobilidade melhores. Além disso valoriza a concentração, a precisão, a fluidez e a respiração e hoje é uma técnica reconhecida para prevenção e tratamento de problemas na coluna.
Os convidados também falaram sobre como funciona a coluna vertebral e o que ocorre nos desvios mais comuns, como escoliose, cifose e lordose. Eles ensinaram, ainda, a respirar corretamente e mobilizar toda a caixa torácica.
 
A coluna precisa ser forte, para sustentar o esqueleto, e ao mesmo tempo maleável, para permitir uma grande quantidade de movimentos. Isso é possível intercalando estruturas rígidas, como as vértebras, com estruturas macias, como os discos intervertebrais, que absorvem o impacto e permitem a movimentação.
Os músculos têm um papel fundamental para uma postura correta, pois servem de sustentação dos ossos. Eles estão alojados junto das vértebras, por isso, se fortalecidos, ajudam a sustentá-las.
Os músculos da coxa também interferem na postura. Eles nascem na frente da coxa, cruzam a pelve e passam por trás da coluna. Por isso, é importante alongá-los, pois o encurtamento pode "jogar" a coluna para frente.O fortalecimento da pelve também é muito importante, pois ela serve de base para a coluna.
Uma postura perfeita, porém, só existe em livros. Um desvio ou outro é natural, mas é necessário conhecer essas alterações e aprender a viver com elas.
Principais desvios na coluna:
Escoliose: Desvio lateral associado a rotações da vértebra. A curva pode ser em forma de C (normal ou ao contrário) ou em S (normal ou ao contrário). Desenvolve-se durante o crescimento da coluna. Os ombros e a pelve ficam desnivelados. Pode surgir porque a pessoa sobrecarregou muito um lado do corpo com atividades intensas e prolongadas.
Lordose: Curva no sentido de um “C”
Cifose: Curva no sentido de um “C” ao contrário na região entre a lombar e a cervical.
 

Hormônio da felicidade é liberado quando ganhamos presente

Segundo a neurocientista Suzana Herculano nosso cérebro reage à alegria da época das festas de fim de ano. Ou seja, o Natal não apenas é gostoso, mas faz bem para o corpo. Quando a gente recebe ou dá um presente uma parte do nosso cérebro chamada “sistema de recompensas” é acionada. A expectativa do presente libera adrenalina e acelera o coração. Se o presenteado gosta do que ganhou uma substância chamada “dopamina” é liberada – conhecida como “o hormônio da felicidade”.
Fonte: G1

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As grávidas e a coluna

De acordo com o livro Cure sua Coluna (Ed. Best Seller), do reumatologista e fisiatra Arnaldo Libman, cerca de 50% das futuras mamães sentem dores na coluna. E as razões, além das que acometem o grosso da população (sedentarismo e a sobrecarga nesta região do corpo por maus hábitos diários), estão diretamente relacionadas ao novo ser que está sendo gerado. A principal delas é o aumento natural do volume da barriga da mulher, que altera o centro de gravidade do corpo. Para manter o equilíbrio com as novas medidas abdominais que a empurram para a frente, ela acaba jogando os ombros para trás, ficando com aquele andar de "pato" característico.
A carga extra na barriga da gestante puxa os principais pilares da coluna, as vértebras, para a frente, aumentando a lordose (curva normal da espinha). A reação do organismo para compensar é tentar puxar as vértebras para trás, por meio dos músculos dessa região, o que gera tensão e sobrecarga muscular.
As alterações hormonais também influenciam nas lombalgias das grávidas. A presença do hormônio relaxina, que aumenta em até dez vezes durante a gestação, atua nas articulações, relaxando ligamentos e tendões das estruturas ósseas da pelve e da coluna vertebral, para facilitar que a bacia se abra no momento do parto. Com os ligamentos frouxos, há uma sobrecarga na coluna e membros inferiores, ocasionando as tão incômodas dores.
O mais indicado é que a mulher procure se condicionar antes da gravidez, com exercícios físicos regulares, supervisionados por profissionais habilitados. Os grupos musculares que mais protegem a coluna são os abdominais: se forem fortalecidos e estiverem resistentes, aliviam a sobrecarga da região lombar. Os músculos das costas e da parte posterior das coxas também devem ser trabalhados. A grávida tem de fazer atividade física como qualquer pessoa que queira se manter saudável.
Ioga, RPG, caminhadas, alongamentos e pilates também são muito indicados. O pilates é uma técnica com alto índice de segurança, trabalha a flexibilidade, o controle respiratório e postural, o que é muito importante para as gestantes, devido ao aumento da lordose.
 

Mudança de hábito: Hora das comprinhas!

Da série: Mudança de hábitos, uma boa dica de postura na hora de carregar as compras de Natal sem prejudicar sua coluna!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Proteja o corpo durante as compras de Natal!

 
O fim de ano. Não tem como fugir das compras. Mas lembre-se é preciso ter muito cuidado com o corpo para enfrentar esta maratona. Seguem algumas dicas para chegar às festas com tranquilidade e sem dores nas costas, pernas ou pés por andar demais e carregar peso.
Para evitar as dores, antes de sair de casa, faça alongamento. É conveniente esticar a musculatura do pescoço, costas, braços, punhos, dedos, pernas, região da virilha, tornozelos e pés. Alongar-se ajuda a evitar lesões.

Ir ao shopping de salto alto nem pensar! O tamanho do salto modifica a postura do corpo e o uso contínuo pode causar dores na coluna e no dorso. O calçado correto para enfrentar um longo período de compras é o tênis, com amortecimento, que seja adequado para praticar caminhada.

Outro motivo das dores é o longo tempo que se passa andando. O ideal é fazer pausas de cerca de 15 minutos a cada uma ou duas horas.

Quem faz compras carrega pacotes, caixas e sacolas, o melhor é dividir o peso de maneira a levar a metade em cada uma das mãos. Dividir os volumes entre os braços para não sobrecarregar apenas um lado do corpo e manter o peso próximo ao corpo ajuda a distribuir melhor o peso.

Fique atento na hora de erguer sacolas e caixas. Flexione sempre os joelhos, sem curvar a coluna que deve permanecer reta, e peça ajuda a outras pessoas se estiver pesado demais.

O peso em excesso pode dar origem a dores musculares ou torcicolos e até a danos vitalícios, comprometendo a qualidade de vida e a mobilidade futura. Os males mais comuns do excesso de peso são a cifose e a lordose (desvio para cima no final da coluna).

Chegando em casa, um escaldapé traz bastante bem estar. Não deixe que as compras tirem a sua saúde e disposição.