quarta-feira, 30 de abril de 2014

Como carregar seu filho no colo sem prejudicar a coluna

Evite carregar seu bebê sobre o quadril
Esta posição causa desequilíbrio, pois a carga é depositada somente de um lado da coluna e da bacia, tirando o corpo do eixo, exigindo mais da coluna lombar e deslocando a articulação do quadril, podendo causar uma série de problemas, inclusive no ciático, glúteos, irradiando até a virilha. Se for inevitável carregá-lo dessa maneira, procure alternar os lados direito e esquerdo.
Tente manter a boa postura
Agache-se com as pernas dobradas e nunca flexione sua coluna. Tente sempre segurar o bebê o mais perto possível do seu centro de gravidade. Assim, você diminui consideravelmente a carga sobre a sua coluna.
Fortaleça os músculos abdominais
Manter a boa postura só é possível se as forças entre as partes anterior (abdominais) e posterior do seu corpo (costas) estejam equilibradas, ou seja, seus abdominais devem estar fortalecidos e a sua coluna bem alongada. Procure contar com seus músculos abdominais antes de levantar o bebê, sua coluna vai lhe agradecer. Uma opção para manter o corpo alongado e fortalecido é o Pilates que ajuda a voltar a forma mais rápido, além de preparar a musculatura para carregar seu bebê, evitando dores e futuras lesões.
Entre em contato com a gente e agende suas aulas!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Má postura interefere no rendimento escolar

O coreógrafo Ivaldo Bertazzo ensina a identificar problemas corporais que interferem no aprendizado dos jovens. Nesta entrevista ele dá dicas de exercícios simples que podem ajudar a vencer os bloqueios corporais dos jovens.


Qual a relação entre corpo e aprendizado?
Ivaldo Bertazzo: A má postura e a respiração pela boca são indícios de falta de organização motora. Elas estão associadas ao aprendizado porque dificultam o foco do olhar e deste modo, a atenção. A hiperatividade de um aluno, que não para de se mexer na cadeira, está relacionada à insatisfação corporal. Ao realizar atividades elaboradas, como escrever um texto, é preciso criar uma atitude de concentração. Para aprender, o jovem também precisa de concentração. Se ele se agita, respira mal, fica difícil aprender, pois ele não consegue se concentrar. Todos esses comportamentos, enfim, podem atrapalhar a absorção dos conteúdos escolares.

Como a má postura interefere no rendimento?
Ivaldo Bertazzo: O jovem largado na cadeira, sentado todo torto, tem um encurtamento na bacia. Ele não senta em cima dos ossos da bacia, como deveria. Com isso, a coluna fica torta e só a cabeça se movimenta para acompanhar a lousa e o professor. O maxilar recua e a respiração acaba acontecendo pela boca. Esse jovem fica incomodado com o corpo e não se concentra. Respira mal e não consegue articular um discurso, o que provoca um stress cognitivo: ele entende o que está ouvindo, mas não tem em condições de compreender, de assimilar.

Você costuma dizer que as pessoas esquecem a relação que há entre o corpo fisico e o intelecto. O que é isso quer dizer?
Ivaldo Bertazzo: Esquecemos de prestar atenção no nosso corpo. A coluna, depois de tanto tempo curvada, encurta. As pessoas não colocam os pés corretamente no chão, por isso não têm equilíbrio, nem percebem o quanto isso interferem em seus movimentos. Essa interferência se dá, inclusive, nas condições de receber e processar informação. O jovem, hoje, olha para todos os lados o tempo todo, não se fixa em nada. Esse é um indício de desconforto corporal.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dor no corpo todo?



O que é Fibromialgia?
É uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça,
tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.
Qual é a causa da Fibromialgia?
Não existe ainda uma causa definida, mas estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem Fibromialgia. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com Fibromialgia interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. A Fibromialgia também pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem Fibromialgia e outras não ainda é desconhecido.
O que não se discute é se a dor do paciente é real. Hoje, com técnicas de pesquisa que permitem ver o cérebro em funcionamento em tempo real, descobriu-se que pacientes com Fibromialgia realmente estão sentindo a dor que dizem sentir.
Que grupo de pessoas é mais afetada pela síndrome?
No Brasil está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Acomete mais mulheres que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
Devo fazer algum tipo de atividade física?
Sim. Além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecidamente um método
não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida
dos pacientes com Fibromialgia. Constitui-se, assim, uma intervenção fundamental, aliada às
medidas medicamentosas, para o tratamento da Fibromialgia.

Fonte e maiores informações:
Sociedade Brasileira de Reumatologia
www. reumatologia.org.br

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cuidado precoce com os pés previne lesões

O cuidado com os pés deve começar desde bebê. Devemos massagear seus pés durante o banho, secá-los com carinho e oferecer diferentes texturas à sua pele. À medida que for crescendo, devemos oferecer experiências como engatinhar no chão, ficar de pé em diferentes tipos de solo, oferecendo o máximo de experiências para os pés, o corpo e a mente. Crianças e adultos deveriam caminhar descalços em casa, na areia, na grama, trabalhando bem os pés. Seja amigo dos seus pés para que eles envelheçam em harmonia.
Atenção: os pais devem observar os pés, a pisada, a maneira de andar, e caso encontrem alguma assimetria procurar um especialista. É importante também observar desde cedo os sapatos, que em primeiro lugar devem ser confortáveis e variados dentro das possibilidades.

Fonte: Globo Esporte

Para refletir...


terça-feira, 8 de abril de 2014

Situações de risco dentro de casa para o idoso

No Brasil, cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. O risco deste tipo de acidente pode ultrapassar 50% entre as pessoas acima de 85 anos. A principal e mais grave consequência das quedas são as fraturas, que geram declínio funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade. E é dentro de casa que ocorre o maior número de quedas, cerca de 70% dos casos.

Situações de risco mais comuns às quais os idosos se expõem dentro de casa:
Tapetes soltos nos pisos de salas, banheiros, corredores, aumentam o risco de deslizar e escorregar;
Presença de móveis nos corredores e cômodos, em locais que precisam ser desviados ao transitar;
Animais de estimação (gatos, cachorros) que correm próximos aos donos;
Escadas sem corrimão;
Ambientes com pouca iluminação;
Levantar durante a noite e sem fácil acesso para acender as luzes;
Uso de escada para alcançar objetos guardados no alto;
Piso do banheiro molhado e escorregadio;
Sapatos de solados escorregadios ou com salto alto;
O uso de meias, chinelos, tamancos, sapatos tipo “anabela” aumentam a instabilidade na marcha e prejudicam o equilíbrio. Prefira sapatos fechados, de saltos mais grossos, até 2,5cm de altura, solados antiderrapantes, e tênis.
 
Como já diriam os mais experientes: é melhor prevenir do que remediar. Adaptações importantes para prevenção de risco de quedas no domicilio:
Quarto:
Interruptor de luz ou um abajur ao lado da cama para não levantar no escuro;
Se tiver tapetes no quarto, prenda-os ao chão;
Evite camas muito baixas e colchões muito macios. Você poderá ter dificuldade para levantar ou deitar;
Prefira cadeiras e poltronas com apoios de braço laterais e com altura adequada para sentar e levantar;
Banheiro
Aumente a altura do vaso sanitário, com um elevador de assento, e instale barras de apoio laterais e paralelas para facilitar ao sentar e levantar;
Substitua o box de vidros por cortinas, utilize tapetes emborrachados e antiderrapantes e instale barras de apoio dentro do Box para facilitar a movimentação;
Utilize uma cadeira resistente e firme dentro do Box se tiver dificuldade de se abaixar durante o banho;
O uso de lâmpadas fluorescentes e de cortinas, pia e assento do vaso de cores diferentes do piso podem tornar o ambiente mais bem iluminado;
Cozinha e área de serviço:
Não utilize armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar os objetos e permitem instabilidade;
Sala e corredores
Não deixe pequenos objetos espalhados pelo chão, como brinquedos de crianças, fios ou extensões elétricas que cruzam o caminho;
Luzes com sensor de movimento em locais de pouca luminosidade e barras de apoio podem ser úteis;
Retire pequenos móveis que podem ser barreiras ao livre acesso entre os locais da casa;
Evite sofás muito baixos e macios para reduzir a dificuldade para se levantar;
Se tiver escadas, essas devem ser livres de objetos, possuírem corrimão dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, na parte inferior e superior da mesma;
O que mais pode ajudar na segurança?
Números de telefone de familiares, amigos ou do serviço de Home Care em locais de fácil acesso para ligar em casos de emergência;
Dispositivos de alarme instalados junto ao corpo ou próximo do idoso para facilitar o acesso à busca de ajuda.
Fonte: Hospital Albert Einstein

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo


Postura adotada ao sentar, tem grande influência no estado apresentado pela pessoa no final do dia. Aquela postura apresentada por grande parte das pessoas, com ombros caídos, pescoço tensionado e coluna arqueada além de não favorecer o visual, faz mal à saúde. A forma de sentar e levantar pode ocasionar fadiga e consequentemente maior cansaço ao final do dia, desânimo e às vezes até alteração no rendimento.
Postura é a posição do corpo. Boa postura compreende-se o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, quando este se encontra parado ou em movimento.
Adotar uma boa postura exige cuidados importantes que devem ser adquiridos desde a infância. A posição comumente adotada por grande parte das pessoas em atividades domésticas, profissionais e de lazer é a posição sentada, essas são mais propensas a sofrer com dores nas costas do que aquelas que se movimentam mais. Portanto, é interessante ficar atento à postura, bem como a cadeira utilizada, que deverá ter o assento firme para não forçar as articulações vertebrais. A postura correta ao andar é ereta, sem jogar o corpo para os lados ou os ombros para frente. Ao carregar pesos, evite o sobrepeso, distribuindo igualmente o peso para os dois lados.
Existem alguns métodos de melhorar a postura para evitar o surgimento de desvios de coluna e dores musculares, como o pilates que favorece o realinhamento postural e o RPG que alivia dores nas articulações e melhora a postura. Entre em contato com a gente e informe-se!