segunda-feira, 26 de maio de 2014

Benefícios do Pilates para bailarinos

Gabriela Barni compartilha os benefícios da prática do Pilates para os bailarinos. Entre em contato com a gente!
A prática do Pilates requer atenção à respiração e ao alinhamento corporal. Desta forma, o praticante irá perceber o movimento e ter maior consciência de como deve executá-lo de maneira eficiente e segura. Embora qualquer pessoa pratique Pilates os bailarinos foram um dos primeiros à experimentarem os benefícios dessa técnica. Joseph Pilates desenvolveu a técnica em 1920 durante a Primeira Guerra Mundial. Ele utilizou molas de colchões, macas e cordas para construir os primeiros equipamentos. Em 1926, Joseph Pilates se mudou para Nova York com sua mulher, Clara, e abriu um estúdio perto do New York City Ballet. Nesta época, ele aprimorou o método e adaptou os movimentos para os bailarinos, afim de melhorar a performance e prevenir lesões. Desta forma, foi possível atingir os objetivos dos bailarinos suprindo suas necessidades de um corpo forte, alongado, flexível e estável.
Controle, precisão, respiração, fluidez, coordenação, alinhamento, centralização, estabilidade, integração, consciência corporal.  A técnica do Pilates prioriza a qualidade da execução do movimento, e não a repetição ou a carga. Por isso seus exercícios são de baixo impacto, utilizando poucas repetições e o peso do próprio corpo ou a resistência de molas. 
Sabemos que vários bailarinos sentem dor, porém devido à necessidade de usar seu corpo como instrumento de trabalho, convivem com ela. Estas lesões, em sua maioria, vem de um volume de treinamento muito alto, associado a desalinhamentos articulares e desequilíbrios musculares, que mesmo quando pequenos, são repetidos inúmeras vezes durante um ensaio, em que o bailarino repete sequências de saltos, giros, levantamentos e acrobacias. O excesso de repetição leva a uma sobrecarga dessas estruturas e consequentemente à lesão.
Com o Pilates, é possível treinar estes movimentos de forma mais alinhada e segura. Também é possível fortalecer a musculatura que dá suporte às articulações, deixando-as mais estáveis e com capacidade de absorver maiores cargas. A flexibilidade também é muito desenvolvida com o Pilates, que treina esta habilidade de forma gradual e dinâmica. Deste modo, oferece ao bailarino uma forma de alongar sem sofrimento, diferente do que costumamos ver em aulas de ballet, nas quais alguns instrutores forçam as articulações de seus dançarinos além dos limites anatômicos do corpo.
 

Fontes:
http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.
http://revistapilates.com.br
http://www.efdeportes.com

quarta-feira, 21 de maio de 2014


"Ao longo da vida é comum que as pessoas queiram que seus empregos mudem; que seus pares mudem; que seus políticos mudem; que tudo a sua volta mude para atender seus anseios e expectativas, mas isso é um erro que torna as pessoas escravas de seus desejos, as tornando ansiosas e frustradas por estarem de fora às mudanças que só podem ser alcançadas em seu interior, pois precisamos aprender que a mudança não está no mundo que nos rodeia, não está nas pessoas a nossa volta, a verdadeira mudança está em nós, cada um de nós é a própria mudança que tanto almeja alcançar". (Alexandre Candido Salazar).

* Mesmo com estudo árduo que vem fazendo no seu trabalho de conclusão de acupuntura a nossa querida fisioterapeuta Camila Francio arranjou um tempo para compartilhar com a gente este texto e faz a diferença.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Benefícios do Gengibre

Ao contrário do que muitos imaginam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males.
  • O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo.
  • Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino.
  • Essa planta de origem asiática também é antisséptica.
  • Em um estudo de 2011, que investigou os efeitos do gengibre em pó em pessoas que tinham artrite reumatoide ou osteoartrite (artrose), aproximadamente 75% dos pacientes apresentaram alívio da dor e diminuição do inchaço.
  • O gengibre reduz dores musculares relacionadas ao exercício. Em uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos EUA, voluntários consumiram gengibre ou placebo diariamente, por uma semana. Nesse período, praticaram exercícios de força para os braços. O grupo que ingeriu a planta apresentou 25% menos dores e inflamações associadas à atividade.
  • Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.
  • A raiz possui gingeróis, que garantem energia. Outros componentes, como vitaminas A, B3 e B6, selênio e zinco, também afastam o cansaço. É só comer duas colheres (sobremesa) ao dia.
  • Chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está gripado. "Combate as doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório", diz a nutróloga. É por isso que quem usa a voz para trabalhar, como os professores, costuma consumir balas e xaropes de gengibre.
  • Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura.
  • Mas atenção o consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. Consulte sempre o seu médico.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Correr na rua ou esteira?

A nossa fisioterapeuta Bibiana compartilhou uma matéria bem legal sobre as vantagens e desvantagens de correr na rua ou na esteira. Para ler na integra clique aqui: Globo Esporte 

TREINO NA RUA:
  • É MAIS DINÂMICO E MENOS MONÓTONO  
  • A CHANCE DE PERDA DE LÍQUIDOS É MAIOR NA ESTEIRA
  • NÃO HÁ LIMIATAÇÃO DE DECLIVE, ACLIVE. ALÉM DE PODER SER 100% PLANA
  • PODE SER PRATICADA EM QUALQUER LOCAL, SEM CUSTO
  • SÓ NA RUA PERCEBE-SE OS REFLEXOS DE UMA PROVA

TREINO NA ESTEIRA:
  • AMORTECE O IMPACTO EM TORNO DE 10% DO PESO CORPORAL
  • ALÉM DA CHANCE MÍNIMA DE ACIDENTE, É UMA BOA OPÇÃO PARA QUEM NÃO PODE TREINAR NA RUA
  • É MAIS FÁCIL CORRIGIR A POSTURA E O MOVIMENTO ESPORTIVO
  • O CONTROLE DA INTENSIDADE E FREQUÊNCIA CARDÍACA DESEJADA FICA MAIS FÁCIL
  • PARA QUEM ESTÁ SE RECUPERANDO DE LESÕES É UM ESTÁGIO QUASE OBRIGATÓRIO

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mudança de hábito: Hora do rush!

Cada vez mais passamos muito tempo dentro do carro, o que pode causar no final do dia incômodo na base do pescoço, dor nas costas e fadiga muscular. A postura errada durantes atividades cotidianas em longo prazo pode gerar disfunções como dores lombares, compressões discais e hérnias de disco.