domingo, 29 de junho de 2014

Para refletir...


Prevenir e aliviar a dor na cervical

Às vezes, os problemas cervicais começam sem sintomas perceptíveis. Descobri-los o quanto antes é essencial para evitar que se desenvolvam e se convertam numa dor difícil de resolver. Dado que a maioria das vezes, a dor cervical é muscular e corresponde a má postura e esforço excessivo. Viviane Peroni dá dicas de como aliviar e prevenir as dores na cervical.

Cuide da respiração: Expansão de mobilidade do gradil costal para garantir o volume de oxigênio necessário aos ápices e bases pulmonares.

Cuide do seu equilíbrio: Organização da cintura escapular para o adequado "ritmo escápulo - umeral", isto é: região toráxica com músculos equilibrados, previne  lesões nos ombros e na região cervical;

Faça exercícios: exercícios que promovam ganho de "massa óssea" nos corpos vertebrais, mantendo-se preservados em altura, através da extensão da coluna. O pilates reduz significativamente o aparecimento de problemas musculoesqueléticos. Além disso, ensinam a manter posturas saudáveis no nosso dia a dia.

Relaxe!

Se passar muito tempo sentado apoie bem as costas na parte de trás da cadeira. A cada meia hora, descanse e faça alongamentos que aliviem o seu pescoço e ombros.
Uma boa ducha ou a aplicação de uma compressa quente, são também excelentes alternativas para aliviar a dor de pescoço. O calor ajuda a relaxar os músculos e ao mesmo tempo diminui a dor e os incômodos.
Se sua dor de pescoço durar o mais recomendável é procurar um especialista para identificar as possíveis causas destas dores.

Para prevenir e aliviar a dor na cervical entre em contato com a gente!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Atenção!

A postura necessária para se utilizar  aparelhos como tablets e cia., podem oferecer riscos de dores crônicas nos ombros e no pescoço.
Lembre-se: qualquer atividade onde se posiciona a cabeça para frente em uma posição flexionada por tempo prolongado causa problemas no pescoço.
.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Abacate: bom para as articulações


No Brasil, temos mais de cem espécies diferentes. Então, sem desculpas você consegue encontrar o ano todo! O abacate não deve faltar na alimentação principalmente dos atletas. Evita a câimbra pelo alto teor de potássio. Ele é importante, porque apresenta polifenóis, que ajudam a recuperar e a proteger as cartilagens nas articulações.
Só de potássio, o abacate tem 485 miligramas em cada cem gramas do fruto. É o dobro da banana. Evita doenças crônico-degenerativas, processos alérgicos, processos reumáticos, doenças auto-imunes.



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Dicas de como corrigir a postura assitindo a Copa

 

Pequenos detalhes podem influenciar no seu bem-estar e evitar problemas de coluna.
Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior quando deitamos com a barriga para cima e viramos a cabeça para olhar para a TV. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.
A melhor posição para assistir TV é a sentado, com o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no sofá ou em almofadas.
A TV deve ser colocada de preferência em frente ao o tronco e em uma altura que não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados.

Confira outras dicas:
- Se estiver em uma poltrona colocada ao lado da TV, não gire o tronco para vê-la. Levante-se e gire a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhada possível com a TV.
- A melhor distância da TV é aquela que possibilita uma visualização confortável.
- Se você é daqueles que dormem assistindo TV, mesmo sentado, lembre-se que com o sono perdemos o controle da musculatura da cabeça e ela pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso procure sempre manter um apoio para a cabeça.

Fonte: clicrbs

terça-feira, 3 de junho de 2014


Salto - Perigo nas alturas

Um levantamento feito com 1 mil mulheres pela empresa de calçados MBT descobriu que mais de 40% das adeptas ao salto alto já sofreram acidentes por causa do sapato e caíram. As informações são do The Guardian.  Saltos com mais de 7,6 cm podem aumentar a pressão sobre os pés e afeta todas as partes do corpo da mulher quando ela caminha.
Uma pesquisa da Harvard mostrou que mulheres adeptas do salto alto têm mais chances de desenvolver artrite no joelho e pode danificar a articulação.
Ao usar os sapatos, o peso do corpo não é distribuído de maneira uniforme entre os pés. A pressão fica concentrada na parte dianteira da sola dos pés e dedos. Além disso, elas desenvolvem músculos e tendões da panturrilha mais curtos e grossos, o que causa dor quando colocam os pés no chão e inflama os tendões.
A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos diz que joanetes, que são inchaços dolorosos ao lado da base do dedão do pé, estão ligados não apenas aos sapatos estreito, mas ao salto alto também.
Saltos altos também causam dor nas costas, porque é difícil manter as costas alinhadas com os sapatos.
Dicas:
Não use sapatos de salto alto todos os dias.
Limite o tempo a não mais de cinco horas.
Quando você anda de salto, deslize ao invés de bater e coloque o calcanhar no chão antes da parte da frente do pé. Para caminhadas longas, use sapatos baixos.

Fonte: saude.terra

Para refletir...

Parte da entrevista da revista PODER, ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, abaixo, quando lhe foi perguntado:

O que fazer para melhorar o cérebro ?
Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto estima no ponto.

Cabeça tem a ver com alma?
Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.

O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?
Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.

Você acha que a vida moderna atrapalha?
Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?
Todo exagero. Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância, etc. O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra. É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.

Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?
O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Você acredita em Deus?
Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vai até a família e diz:
"Ele está salvo".
Aí, a família olha pra você e diz:
"Graças a Deus!".
Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais independente de religião.