terça-feira, 28 de outubro de 2014

Para refletir...


Salto alto

Na correria do dia a dia, muitas vezes não percebemos, mas nosso corpo pode estar sendo prejudicado por causa do salto alto. 
Os sapatos de salto alto costumam alterar de forma bastante acentuada a biomecânica da região lombar e dos membros inferiores, chegando até mesmo a provocar alterações vasculares. Isso acontece porque ao utilizar salto  ocorre uma sobrecarga da região anterior dos pés, ou seja, o peso do corpo fica concentrado em uma área pequena logo abaixo dos dedos.
O uso constante também pode causar um encurtamento muscular na região posterior das pernas, dores musculares, além de exigir bastante dos tendões e ligamentos que estabilizam essa articulação e evitam entorses, podendo até provocar inflamação nos tendões.
Já na região lombar, ocorre um aumento da curvatura (hiperlordose), podendo levar a uma sobrecarga da musculatura dessa região. Na parte vascular, o uso excessivo pode diminuir a contração muscular e com isso, o retorno venoso, podendo provocar um edema nas pernas.
Os sapatos de salto alto provocam malefícios ao corpo se forem usados de forma exagerada ou em mulheres que não praticam atividades físicas e alongamentos.
O salto alto não causa problemas à saúde da mulher se usado de forma ponderada, alternado com sapatos baixos de até 3 cm de salto, ou em casos em que a pessoa pratica atividade física e/ou alongamentos.
 
Fonte: Corpo a Corpo
 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Para refletir...

O incômodo que surge durante a corrida também está relacionado com postura incorreta

Corrija a postura e deixe de preguiça!


Respiração errada, hidratação insuficiente, esforço demais... Há várias hipóteses para explicar aquela pontada na lateral do corpo, que às vezes aparece e atrapalha o rendimento do exercício. Agora algumas pesquisas indicam que o incômodo também pode estar relacionado com a postura errada durante a corrida, pois mostraram que a dor é mais frequente em atletas que correm com as costas curvadas para a frente e que, quanto pior a postura, pior é a dor. Uma explicação é que a coluna arqueada aumenta a pressão sobre o peritônio, membrana que recobre a cavidade abdominal. Outra é que a posição das costas comprime os nervos que percorrem desde a parte de cima das costas até o abdômen. Cada fisgada pode ter uma causa específica, mas um jeito de corrigir a postura e evitar as dores é caprichar nos exercícios para fortalecimento do core, que inclui os músculos do abdômen, da lombar e dos quadris e ajuda a estabilizar a coluna.

 Fonte: Boa Forma

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

No dia do professor oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Queixas como torcicolos, dores na coluna e tensões no músculo trapézio superior (aquele logo abaixo do pescoço, que fica enrijecido quando estamos tensos) costumam atrapalhar o dia a dia dos professores.

1. Não fique muito tempo na mesma posição. Durante as aulas, procure alternar seus movimentos: ande pela sala, fique um tempo em pé e alguns minutos sentado.

2. Faça pausas para descansar 

3. Use tênis ou sapatos confortáveis Para você, um tênis ou um sapato com salto baixo e sem bico fino são as melhores opções.

4. Se sente dores, procure ajuda médica A dor é um sinal de lesão ou de princípio de lesão, que indica sobrecarga.

5. Fique em pé da maneira correta. Em geral, o professor passa boa parte do tempo em pé enquanto dá aulas. Faça isso sem deixar os pés muito próximos, o que dificulta o equilíbrio e a manutenção da postura, pois o corpo precisa se esforçar um pouco mais para ficar parado.

6. Cuidado ao escrever na lousa Quando você levanta o braço para escrever na lousa, se move ligeiramente pra frente e o corpo se ajusta para restituir o equilíbrio. Nesta hora, procure alinhar joelhos, tronco e os ombros e manter a estabilidade do corpo, conforme a ilustração abaixo.

 
7. Pratique exercícios físicos

8. Agache do jeito certo. Para falar com os alunos da Educação Infantil, o educador abaixa várias vezes ao longo do dia, pelo tamanho das crianças e pela natureza do mobiliário utilizado nesta etapa de ensino. Aqui, mais uma vez, vale a premissa: é importante evitar repetições de movimento errados. Por isso, quando agachar, principalmente para levantar peso, mantenha os pés afastados, de preferência um na frente e outro atrás, e flexione bem o joelho. Quanto mais dobrar o joelho, menos você curva e força a coluna. Vale acrescentar que não é correto ficar muito tempo agachado. Se isso for necessário, opte por sentar em um banquinho que tenha a altura que você precisa.


Fonte: revista escola