quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Na dúvida siga os conselhos da vovó!

 
Parece que aquele conselho de vó de evitar correntes de ar mais intensas faz mesmo sentido. Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e da Universidade Federal de Minas Gerais resolveram tirar a limpo se as condições climáticas influenciavam o aparecimento de desconfortos na lombar - algo muito relatado por quem convive com a chateação. Após acompanhar 933 voluntários durante um ano e avaliar mudanças na temperatura e na umidade do ar, por exemplo, os investigadores descobriram que a friagem ou as chuvas em si não interferiam no problema. O único fator em que observamos uma pequena associação foi a exposição a ventos de alta intensidade. Embora o elo entre ventanias e dores na coluna seja discreto, especialistas acreditam que dá para tirar utilizar o conselho de vó e pedir aos pacientes que se protejam mais do vento, pois suspeita-se que os ventos estimulem uma espécie de travamento muscular.


fonte: Saúde

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dica de filme da Vivi Peroni: Hector e a procura da felicidade


              
Enquanto psiquiatra, a função de Hector é ajudar os outros na superação dos seus problemas e direccioná-los para a felicidade. O que ninguém sabe é que ele próprio se debate com enormes dúvidas existenciais... Por este motivo, decide abandonar a monotonia da sua vida aparentemente perfeita. Deixa  a namorada e o luxuoso apartamento onde ambos viviam no centro de Londres, e embarca numa grande viagem pelo mundo, de forma a descobrir o verdadeiro significado de uma vida feliz.
.          
 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Mulheres são mais propensas à artrose

Artrose pode ser genética ou pelo excesso de peso: quando as articulações são forçadas
 
Esqueça salto altos e bicos finos! Os sapatos flexíveis e salto até 3 centímetros ajudam a reduzir pressão nas articulações,

Mas afinal, o que provoca a artrose? Muitas coisas, dizem os médicos. Pode ser genético ou pode ser o excesso de carga: pessoas acima do peso forçam as articulações. Traumas repetidos também, como é o caso de muitos atletas. E as mulheres são mais propensas à artrose. Porquê? A medicina ainda não chegou a um consenso.


 
Fonte: Globo Repórter

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Alerta sobre as mochilas escolares!


Com os estudos, a lição de casa e as atividades extracurriculares, ir à escola pode fazer as crianças sentirem o peso do mundo nas suas costas. E às vezes isso é literalmente o que acontece. Depois de incluir lanche, material escolar, cadernos e livros – que pesam cerca de 1,6 kg cada um – na mochila do seu filho, o peso que ele carrega para cima e para baixo pode ser enorme... e potencialmente perigoso. Segundo a Comissão Americana de Segurança de Produtos ao Consumidor, todo ano, pelo menos 14 mil crianças são tratadas por lesões causadas pelo peso das mochilas.
O uso impróprio das mochilas pode machucar músculos e articulações e podem provocar dores intensas no pescoço, nas costas e nos ombros, além de problemas de postura.
A Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas recomenda que o peso de uma mochila deve ser inferior a 10% do peso do corpo da criança.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Atenção ao uso excessivo de tablets e Iphones!

Atendendo um paciente que projeta muito a cervical para frente, ficamos falando como a maioria das pessoas faz isso, e não se dá conta, o quanto isso tensiona a musculatura da cervical e prejudica os ombros!
 

sábado, 3 de outubro de 2015

Dicas da Gabriela: Prevenção desde cedo!

Nossa Gabriela Generali Barni Froemming, compartilha:
Avaliar e identificar problemas posturais pode ajudar muito a trabalhar o corpo para um futuro melhor. Com uma musculatura melhor preparada, e sem vícios posturais.