quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Pilates e alguns bebefícios para as futuras mamães

Com os devidos cuidados e um profissional apto, os exercícios do Pilates são excelentes para o preparo da chegada do bebê.

Entre os benefícios:
Fortalece a musculatura pélvica e das costas
Ajudam a suportar melhor o peso da barriga
diminui o risco da incontinência urinária

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Para refletir...


Dica da Fisioterapeuta Bibiana Villalobos: DOR DO CRESCIMENTO

A dor do crescimento acomete cerca de 20% das crianças com idades entre 2 e 12 anos de idade. Apesar do nome, sabe-se que a dor nada tem a ver com o crescimento em si.

A causa ainda é indefinida, porém alguns estudos relacionam distúrbios emocionais como uma das possíveis causas, no entanto, ainda não existem pesquisas suficientes para estabelecer com segurança essa relação. Outra hipótese, associa o aparecimento da dor com o uso excessivo da musculatura a...o longo do dia. Segundo esta teoria, as dores do crescimento podem ser apenas dores musculares que surgem como reflexo da excessiva e frequente demanda muscular nas crianças. Normalmente, as dores do crescimento não costumam aparecer durante os exercícios, mas são mais comuns depois que a criança tem um dia cheio de atividades físicas.
A criança geralmente reclama de dor intermitente na musculatura das pernas (coxas, panturrilhas e região atrás dos joelhos), quase sempre bilateral que concentra-se nos músculos, não nas articulações e ocorre mais ao final da tarde e noite. A dor pode acordar a criança e não está diretamente relacionada à atividade física.
Neste diagnóstico NÃO há sinais de inflamação, inchaço, repercussão em outros órgãos nem alterações detectáveis no exame físico, em exames radiológicos ou de laboratório. Ou seja, a criança realmente sofre, mas ela não apresenta nenhuma doença física real que possa ser diagnosticada. É importante salientar, que a dor do crescimento é um diagnóstico de exclusão, que só deve ser estabelecido após a certificação pelo médico de que as dores não têm origem em problemas mais graves de saúde.
Embora seja um quadro desagradável, as dores do crescimento não trazem prejuízos no desenvolvimento da criança e costumam desaparecer espontaneamente após um ou dois anos.
O excesso de exercícios pode atrapalhar, mas a interrupção total de atividades é totalmente desaconselhado, levando em conta todos os benefícios das atividades físicas . O ideal é que a criança mantenha-se ativa, porém sem exageros. Uma opção para aliviar os sintomas, é estabelecer um programa de exercícios abrangendo alongamentos, massagens e relaxamentos junto a um fisioterapeuta para aliviar os sintomas.

Dica da Fisioterapeuta Bibiana Villalobos: CORRER NA PRAIA.

O verão está aí, e com ele a vontade de praticar exercícios ao ar livre aumenta. A questão é: pode correr na areia? Isso pode prejudicar meu corpo?
Segundo estudos, o ganho de massa muscular, calorias gastas, aumento da capacidade respiratória e resistência são maiores durante a corrida na areia comparado com outras superfícies. Embora existam muitos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados. Quando corremos descalços sem ter força e mobilidade na musculatura profunda do pé suficientes, podemos desenvolver a FASCITE PLANTAR. A fáscia plantar está localizada na planta do pé e estende-se do calcanhar até a ponta dos dedos. Ela é formada por tecido fibroso (pouco elástico) e tem como função sustentar o arco plantar e amortecer choques. A FASCITE PLANTAR ocorre quando há inflamação aguda da fáscia plantar, gerando dor. Quando o problema não é tratado corretamente e a fáscia segue sendo exigida de forma excessiva e repetitiva, ela pode entrar em um processo de degeneração tornando a dor crônica e ainda favorecer o aparecimento do esporão. Algumas alterações biomecânicas como: pé cavo, pé chato e encurtamento do tendão de Aquiles, são geradores comuns da inflamação na fáscia. Porém, quase sempre a doença se estabelece quando essas alterações são somadas com mau amortecimento de impacto decorrente de atividades físicas repetitivas e de alta intensidade, calçados inadequados e sobrepeso. Portanto, pode correr, mas o ideal é iniciar a atividade gradativamente, com tênis adequado e realizar depois da atividade liberação da região plantar e alongamentos. Se tiver com dor, procure um fisioterapeuta!